BLOG DO EV THIAGO FRANCO

Bem Vindo ao Blog do Ev Thiago Franco.Seu Objetivo é propagar a palavra de Deus através de Mensagens,artigos e videos inspirados por Deus.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

RESTAURANDO O ALTAR.

Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome. 1 Reis 18:3

ALTAR : lugar elevado para oferecer sacrifícios.

No Antigo Testamento haviam dois tipos de altares: o altar do sacrifício, onde se oferecia sacrifícios pelo pecado, e outro era o altar do incenso, onde o sacerdote queimava o perfume perante a presença de Deus.

Altar de terra (Êx. 20:24). Altar de várias pedras não lavradas - (Êx. 20:25/ I Reis 18:31-32).
Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus
holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; pois, se sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás. Êx. 20:24 – 25


Altar levantado por Noé (Gen. 8:20).

Altar levantado por Abraão (Gen. 12:7-8 / Gen. 22:9).

Hoje o altar é espiritual. Entendemos altar também como nosso coração.

No tempo de Elias o Altar do Senhor estava em ruínas.


E por que estava em ruínas? Escolhas erradas, decisões erradas, etc.

O altar estava em ruínas porque haviam construído outros altares. Nós também podemos construir outros altares que rivalizem com o altar de Deus: O altar do dinheiro, o altar do prazer, o altar do poder.

1) O altar estava em ruínas porque o coração estava dividido. Eles queriam continuar como adoradores do SENHOR, mas ao mesmo tempo servindo a Baal.

2) O altar estava em ruínas porque não havia decisão. Para servir a Deus, para honrá-lo é preciso que haja uma decisão clara de romper com o mundo, com a idolatria, com o pecado.

3) O altar estava em ruínas porque havia uma tendência inata à idolatria (nós costumamos prestar devoção àquilo que está aos nossos olhos).

4) O altar estava em ruínas porque preferiram um deus com quem pudessem negociar e não um Deus que requer uma entrega total.

A religião de Baal exigia apenas alguns sacrifícios, alguns rituais, mas não tocava nos aspectos éticos e morais da vida.

Para Baal não importa se você é fofoqueiro ou não; para Baal não importa se você é lascivo ou não; para Baal não importa se você mente ou não; Para Baal não importa se você cobiça outra mulher ou homem que não seja o seu cônjuge, para Baal não importa se aquele que o adora é rancoroso, vingativo, glutão, invejoso, beberrão, avarento, impuro no falar, impuro no pensamento. Na verdade, nada importa.

As conseqüências do altar destruído.


Alianças indevidas; religião de conveniência; Frustração e fracasso; juízo de Deus até que todos os altares sejam destruídos.

É preciso restaurar o altar.

Restaurar o altar é colocar no seu lugar as prioridades da nossa vida, reconhecendo que é Deus o único digno de ser adorado.

O Que é preciso para restaurar o altar de Deus.

1) É preciso que haja a decisão de restaurar o altar.

2) É preciso coragem para restaurar o altar. Elias enfrentou a Acabe, mandou reunir Israel, desafiou os falsos profetas.

3) É preciso fé para restaurar o altar. Elias não temeu pôr Deus à prova.

Como restaurar o altar para Deus?



1 - Restaurando a santidade. Deus é santo. Ele quer que o adoremos pautados na sua natureza.

2 - Restaurando o compromisso com a unidade. Elias pegou 12 pedras para restaurar o altar. Jesus é a pedra principal. Na carta de I Pedro 2: 5 está escrito que somos como pedras vivas que formam o edifício de Deus. As 12 pedras também falam das doze tribos de Israel que estavam divididas. As doze pedras que Elias juntou foram pré-requisito para a restauração do altar através do sinal que veio do céu, mostrando quem era o Deus verdadeiro. O fogo só caiu depois que Elias restaurou o altar do Senhor. É preciso cada um estar no lugar determinado por Deus.

Para esta reconstrução é preciso determinação. Esdras 3:1-6 fala-nos como esses servos de Deus se esforçaram em estabelecer o que é mais importante em suas vidas.

Levantar o altar faz cessar a praga - Altar levantado por Davi (II Sm. 24:21). Para cessar a praga determinada por Deus como castigo a Israel, Davi teve que levantar um altar ao Senhor e pagou um preço por ele.

A restauração do Altar nos faz Lembrar a revelação da cruz.


Noé nos dá um exemplo de que quem trabalha hoje, tem vida amanhã. Nos dias de Noé, os que não trabalharam na construção da arca tiveram como futuro a morte. Deus é um Deus determinado, Ele fará o que tem que fazer.

Temos que parar de ser pedintes de Deus e ser doadores de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário