BLOG DO EV THIAGO FRANCO

Bem Vindo ao Blog do Ev Thiago Franco.Seu Objetivo é propagar a palavra de Deus através de Mensagens,artigos e videos inspirados por Deus.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Três tendências na maior denominação Pentecostal Evangélica do Mundo.



A Assembléia de Deus está próxima do seu centenário,com 4 milhões de membros no Brasil. Grande parte da evangelização no Brasil deve-se aos bravos lideres e membros assembleianos. Pessoas simples, porém determinadas no cumprimento da missão de Cristo. Uma igreja que entrará na história do Século XX.  Como toda denominação apresentou uma série de defeitos. Logo, não existem igrejas prefeitas, mas pelo menos algumas almejam a excelência. Infelizmente, a Assembléia de Deus contemporânea está bem distante da excelência. O pior é que mesmo diante de um quadro tão crítico, existem os ufanistas, que sempre enxergam somente beleza em meio a feiúra.
Agora, no século XXI, a Assembléia de Deus está divida em três grupos principais. Existe uma 01) Assembléia de Deus tradicionalista; uma 02) Assembléia de Deus neopentecostalizada; e uma 03) Assembléia de Deus clássica. Veja esse comparativo:
01.   Assembléia de Deus tradicionalista
Características
Ultraconservadora nos “usos e costumes”. Anti-intelectual, tendo aversão ao estudo teológico, sermões expositivos com esboços e claramente contra qualquer tipo de capacitação. Liderança centralizadora, episcopal papista e carismática. Sectarista em sua cosmovisão, que se aproxima muito do catolicismo romano medieval.
Representação
Está presente principalmente nas periferias das grandes cidades e nas cidades do interior. Muitos sonham com esse tipo de denominação, sendo caracterizada por uns como pureza e avivamento.
Pressupostos doutrinários
Escatologia, legalismo, cura divina e glossolalia. 
02.   Assembléia de Deus neopentecostalizada
Características
Um pouco mais aberta nas questões dos “usos e costumes”. Anti-intelectual, pois prefere o pragmatismo do púlpito, onde as mensagem não devem conter reflexão, mas sim praticidade de bênçãos e vitórias. Liderança carismática, centralizadora, papista e milagreira. Nenhum pudor em abraçar uma “mundanização” materialista e individualista. Apaixonada por modismos e novidades doutrinárias.  Cosmovisão parecida com qualquer religião do New Age (Nova Era), da auto-ajuda e do misticismo.
Representação
Esse é o tipo de Assembléia de Deus mais provável de ter no seu bairro. Está presente nas periferias, bairros de classe média e de norte ao sul do país. Representam uma maioria que cresce a cada dia, até por meio de ministérios co-denominacionais, como os eventos dos Gideões Missionário da Última Hora (GMHU) e outros congressos de “avivamento” espalhados pelo Brasil.
Pressupostos doutrinários
“Evangelho” da saúde e prosperidade, triunfalismo, batalha espiritual e “teologia” do domínio.
03. Assembléia de Deus clássica
Características
Consciente da diferença abismal entre doutrina e costumes, então ensinando princípios bíblicos que nortearam a vida do fiel, sem necessidade de criar listas e listas de tabus comunais. Preocupada com o estudo teológico e solidez doutrinária, não só na preparação de seminários e faculdades teológicas, mas também com pregações e louvores de conteúdo.  Aversão por modismos e novidades doutrinárias, com ampla visão apologética e crítica. Liderança-servidora, democrática e que luta pela volta da tradição congregacional perdida no decorrer da história assembleiana. Identificação com a Reforma Protestante e suas diversas tradições: luterana, calvinista, wesleyana, pietista etc.
Representação
A representação é mínima. Infelizmente! Esses líderes e membros encontram-se isolados em meio as duas babéis acima representadas. Felizmente o movimento é crescente e encontra substância pelo ótimo trabalho da Casa Publicadora e seus escritores.
Pressupostos doutrinários
Teologia da Reforma, continuísmo na questão dos dons espirituais, crença na segunda bênção e diálogo com as tradições protestantes mais históricas.
Conclusão
O caminho da perfeição é impossível nessa terra, mas a excelência deve ser desejada. O que não pode acontecer é o típico conformismo ufanista e cego. Que a Assembléia Deus alcance seus cem anos com maturidade e que continue no século XXI fazendo diferença nessa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário